É o tempo da Grande Mãe

É o tempo da Grande Mãe

segunda-feira, 6 de junho de 2016

O Deus em sua Triplicidade


Muitos falam do Deus Cornífero,sem contudo,conhecer sua principal caracteristica.Ele também é tríplice!
Ele é representado em Três aspectos:
-O Cornífero-O Deus da Floresta
-O Senhor das Colheitas-Dionísio ou Green Man
-O Antigo-Símbolo de Sabedoria

O Deus Cornífero


A mais antiga imagem do Deus Cornífero o apresenta como o Deus com chifres de alce.Nessa forma ele representa o senhor da floresta,abastecendo nossas necessidades da vida humana,bem como a animal;essa forma do Deus continuou a ser cultuada até a transição para a agricultura.O Deus Cornífero era conhecido por diversos nomes em tempos antigos:"O Chifrudo".Em latim algo como Cornuno,Cornu significa Chifres e Uno "um",essa também é a base para o Deus celta "Cernunnos"o qual foi reconhecido e nomeado pelos romanos em seus contatos com o povo celta.Era também reconhecido pelo nome Dianus (do latim divianus,'o divino'),e como Dionísio(ou Dionysius, o "divino de Nicéia)Nas regiões celtas era chamado de Myrddin,Suibhe Geilt, Cernowen ou Hu Gadarn.

Porque os chifres de alce?
Os primeiros clãs humanos sobreviviam graças,em grande parte,aos caçadores e guerreiros da tribo.Caçava-se ao gamo que fornecia alimento,agasalhos e instrumentos confeccionados com os chifres e cascos.O alce se tornou um símbolo de provisões,e em sua natureza de líder e protetor da manada,os primitivos o identificaram como algo do próprio clã.A rivalidade entre os alces pela fêmea era, em muitos aspectos,simbologia da paixão com que os próprios homens lutavam.Entre os gamos o homem vislumbrava seus próprios instintos sexuais e de liderança unidos no fervor da caçada(atualmente diversos esportes suprem essa necessidade primitiva dos homens).Ao observar o alce afastando predadores com sua galhada,o homem aprendeu a utilizar a lança.Da íntima relação entre o caçador e a caça surgiu uma reverencia e identidade espiritual e então da simbologia, a imagem e da imagem a representação.


A medida que os humanos se reuniam em um determinado local para cultuar plantações,eles também desenvolviam sua habilidade em domesticar animais.Logo bodes assumiram maior importância e acabaram por substituir o símbolo do alce na cultura humana.É interessante notar que o Deus com chifres de bode ainda possuia a mesma natureza selvagem do alce em seu interior,como atesta a natureza do Deus Pã.

O Senhor da Colheita-Green Man

É uma associação do Deus com a vida vegetal,surge em abundantes imagens por toda europa.Surge por vezes,como o homem barbado,usando uma coroa de hera.Em outras aparece como um  jovem efeminado,vestindo pele de corça e coroado com uma trança de louro e hera(Tambem era retratado vestindo pele de pantera ou uma túnica preta).
A imagem mais antiga do Green Man é celta e data do século V a.C.. A imagem do Green Man e sempre associada a embriaguez,seja ela física ou espiritual.É a face do deus que o representa como o Mestre das Colheitas,vive nas colheitas escondido entre as folhagens,seu próprio rosto é formado por folhgas e galhos.Ele domina a vida,o crescimento das plantas e dos grãos.É associado a alegria,festa e excessos.É basicamente a semente que não morre,se transforma.
Posteriormente passou a ser retratado por Dionísio com longos cabelos cacheados e uma coroa de folhas de parreira e uvas segurando um tirso numa das mãos e um cálice na outra.

O tirso é um bastão formado por uma base de erva doce com um cone de pinho na ponta.Esse símbolo composto de planta e semente,representa a união da natureza silvestre de Dionísio (o cone de pinho)e sua natureza agrícola ( o erva doce).
O Cálice em sua mão representa, primeiramente o útero,o ventre da Grande-Mãe da qual ele se originou( pois é o filho divino da mitologia européia,o Filho da Promessa)Em segundo lugar,o cálice representa a oferta de sua natureza divina,pois contém sua essência líquida.Assim sendo perante nós ele é o Senhor da Colheita.

Oque é o Filho da Promessa?
É um tema complexo que assinala uma evolução da compreensão humana a cerca dos segredos da natureza.O filho representa essencialmente dois princípios:
-o filho e futuro amante da da deusa;
-o produto da magia(o resultado de um trabalho de magia).

O Antigo-O Deus Sombrio da Sabedoria

Aqui encontramos um Deus mais experiente,que já sofreu a perda,já enfrentou a morte e representa o conhecimento acumulado e a sabedoria. Seria o Deus em sua fase no Sub mundo,antes de ser resgatado por sua amada.
Exerce domínio sobre os conhecimentos ocultos e sobre a Magia. Ele é o Deus das Sombras, aquele que conduz as almas dos homens ao Outro Mundo. Está relacionado ao início das civilizações.
Os exemplos associados à face de Ancião do Deus são:Myrddin, Dagda, Cronos, Teutates e Plutos,Hades e Enki.

Na prática:
Quanto se beneficiar das faces do Deus:
Invoque o Deus Cornífero,quando estiver precisando de proteção e força.
Invoque o Mestre das Colheitas quando tiver precisando de provisão e fartura.
Invoque o Antigo quando tiver em busca de sabedoria e conhecimento.

Invocando ao Deus Cornífero:



Procedimento: Acenda a vela marron sobre o seu Altar. Trace o Círculo e invoque o Deus com o seu Bastão, dizendo:
Chamo por Aquele que domina os campos, as montanhas, os vales e as charnecas, o Deus Cornífero, Senhor da alegria e fertilidade para que esteja comigo.
Senhor dos sete galhos sagrados,
Venha a mim
Senhor dos animais,
Venha a mim.
Caçador de chifres da meia-noite,
Venha a mim.
Condutor da Eterna Dança,
Venha a mim.
Touro negro do anoitecer,
Venha a mim.
Astado Divino, Doador da vida,
Venha a mim!

Invocação ao Green Man

Ao grande fertilizador
eu peço auxílio
Ó grande semeador
esteja presente em minha vida
Que suas bençãos e poder
venham fazer minha vida florescer
para que o amor
venha estar presente sempre
Que eu floresça
no meu agir
para que eu possa
ajudar a quem precisar
Que eu floresça
no meu falar
para que de mim
saiam palavras amigas e de carinho
Que eu floresça
no meu olhar
para que em situações contrárias
eu possa ver o caminho certo
Que eu floresça
no meu ouvir
para que em meio as críticas
eu possa tirar algum aprendizado
Que eu floresça
na arte
para que o caminho que escolhi
seja perfeito aos olhos da Deusa
Ó grande senhor da colheita
semeie em mim
a cada dia
Para que eu possa
e venha florescer
como no mais belo
dia de primavera
Que assim seja e assim se faça

Invocação ao Antigo

Nosso doce Senhor, venha até nós.
Tu, que nasceste do amor Dela,
Deus, Deus, venha até nós.
Tu, que caminhas ao lado Dela,
Tu, que és o primeiro que Ela consagrou,
Tu, que para sempre serás abençoado.
Deus, Deus, venha até nós.
Tu, que és o condutor da Dança Espiral do Êxtase,
Tu, que és o preferido dos preferidos,
Tu, que morres todo ano com a grama
E que vives no silêncio do teu mundo,
Tu que resides dentro de nós, como nós.
Estejas conosco agora.
Por nós, tuas crianças que retornamos a ti no amor.
Condutor da satisfação e parte de nossa alegria,
Esteja conosco agora!

Sacerdotisa Janah Chris
Blessed Be

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre muito bem vinda!!!